Redes Neurais

camadas_an

Quando eu era adolescente, costumava viajar sobre a possível fusão entre informática e medicina; algo como desenvolvimento de chips orgânicos para implantação dentro do corpo humano para auxiliar ou até mesmo substituir órgãos deficientes. Mas desisti da idéia e deixei esse problema para os mais inteligentes e loucos que eu.

Passados alguns anos, lá estou eu na minha aula de informática na faculdade…. Aí o professor distribui os temas para o trabalho final. Quando olho o meu tema… REDES NEURAIS. Pensei: “O que é isso?”, e resolvi me aprofundar no tema. Gente, é fantástico, é um ramo da ciência que desenvolve sistemas baseados nos neurônios humanos. A conexão e a transmissão de informações se dá do mesmo modo que no cérebro. E o mais interessante: eles criam esses sistemas e “treinam”, fazendo com que eles aprendam, e não somente executem as tarefas, reconhecendo padrões e dados e gerando uma solução.

Já estão começando a aplicar as redes neurais em genética, auxiliando na contagem do código genético das pessoas. Além disso, as redes neurais já estão presentes em robôs q desarmam bombas, em reconhecimento de voz, de imagem e agora através de pesquisas de um futuro “nariz eletrônico”. Quanto à medicina, já estão aplicando sistemas de redes neurais no reconhecimento de sintomas de pacientes, gerando um diagnóstico e uma receita.

O futuro está aí, e a bioinformática ainda está no início. Imagina quando as redes se tornarem mais complexas, com um aprendizado mais evoluído, e começarem a ser desenvolvidas em material orgânico? Acho que, no final das contas, eu não era uma adolescente tão louca assim…

Deixe um comentário

