Redes Neurais

camadas_an

Quando eu era adolescente, costumava viajar sobre a possível fusão entre informática e medicina; algo como desenvolvimento de chips orgânicos para implantação dentro do corpo humano para auxiliar ou até mesmo substituir órgãos deficientes. Mas desisti da idéia e deixei esse problema para os mais inteligentes e loucos que eu.

Passados alguns anos, lá estou eu na minha aula de informática na faculdade…. Aí o professor distribui os temas para o trabalho final. Quando olho o meu tema… REDES NEURAIS. Pensei: “O que é isso?”, e resolvi me aprofundar no tema. Gente, é fantástico, é um ramo da ciência que desenvolve sistemas baseados nos neurônios humanos. A conexão e a transmissão de informações se dá do mesmo modo que no cérebro. E o mais interessante: eles criam esses sistemas e “treinam”, fazendo com que eles aprendam, e não somente executem as tarefas, reconhecendo padrões e dados e gerando uma solução.

Já estão começando a aplicar as redes neurais em genética, auxiliando na contagem do código genético das pessoas. Além disso, as redes neurais já estão presentes em robôs q desarmam bombas, em reconhecimento de voz, de imagem e agora através de pesquisas de um futuro “nariz eletrônico”. Quanto à medicina, já estão aplicando sistemas de redes neurais no reconhecimento de sintomas de pacientes, gerando um diagnóstico e uma receita.

O futuro está aí, e a bioinformática ainda está no início. Imagina quando as redes se tornarem mais complexas, com um aprendizado mais evoluído, e começarem a ser desenvolvidas em material orgânico? Acho que, no final das contas, eu não era uma adolescente tão louca assim…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s