Pimenta x leite

leite_pimenta1

Sou alérgica a pimenta. A única que desce pelo meu canal digestivo é a do reino, e olhe lá….

Há um tempo atrás fui num sítio, e tinha uma mega panela de caldo de feijão. Só que a cozinheira regou a maravilha com muita pimenta. Mas ela esqueceu de um pequeno detalhe: ela não me contou…

Assim q vi aquela maravilha borbulhante, já fui enfiando uma colherada caprichada na boca… Primeiro, um “hummmm”…. depois, um silêncio. Senti a temperatura do magma terrestre na minha garganta…. Foi um grito só, com muitos “arf arf”….

… Quando eu já estava quase me despedindo do meu corpo físico, ela veio com um copão de leite e me enfiou goela abaixo…. MILAGRE!! Um alívio… Uma maravilha…

TEMPOS DEPOIS, estava eu com uma amiga almoçando, e contei a ela o ocorrido de anos atrás. Ela, estudante de gastronomia, disse q nunca ouvira falar de leite como solução dos problemas “pimentíscos”… Ficamos naquela de “será?….”, até q hj resolvi consultar o pai dos curiosos: Google. E não é q é verdade?

Taí, tirado do link http://super.abril.com.br/superarquivo/2003/conteudo_288218.shtml:

“Existe um antídoto para pimenta ardida?

Por Marcos Nogueira

Infelizmente, nenhuma substância é capaz de anular imediatamente os efeitos do exagero da pimenta. Água, o remédio mais popular, só adianta um pouco se estiver bem fria, pois as baixas temperaturas adormecem os tecidos da boca. Segundos depois, entretanto, a boca volta à temperatura normal – e o ardido da pimenta ressurge. Isso ocorre porque a capsaicina, substância ativa das pimentas, não é solúvel em água. Em compensação, ela se dissolve razoavelmente bem nas gorduras. Por ser um alimento gordo, o leite integral funciona melhor que água.

O açúcar também tem certa capacidade de combater os efeitos da capsaicina, segundo um estudo conduzido em 1990 na Universidade da Califórnia em Davis. Outra coisa que alivia o ardor da pimenta é o aumento da salivação – isso se consegue facilmente com a ingestão de alimentos ácidos, como limão ou vinagre. Assim, o antídoto mais próximo do ideal deve ser gelado, gorduroso, doce e ácido: da próxima vez que você pegar pesado na pimenta, experimente antecipar a sobremesa e encare um sorvete de iogurte ou uma musse de maracujá. Isso pode aliviar o ardor na boca, mas ainda há o resto do tubo digestivo…”

E viva a lactose!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s