Mosquiteca

O verão vem aí, e com ele a dengue. As Entidades estão instensificando as campanhas de prevenção e extermínio dos focos do Aedes Aegypti. Recebi um e-mail bacana de uma amiga, c uma solução simples e q dá p fazer em casa:

MOSQUITECA:

1) Pegue uma garrafa PET de 1,5 litros ou mais. Corte a parte superior para fazer um funil. Corte cerca de 10 cm da Pet, parte da base da garrafa.

m1 m2

3) Lixe a parte interna do pedaço similar a um funil, pode usar lixa p madeira granulação 60, 100 0u 120. O objetivo é deixar a superfície interna bem áspera.

m3

4) Utilizando o “anel” da tampa da própria garrafa, faça um fechamento c um pedaço de tela dobrado (não serve o tule de véu de noiva, pois o buraco é grande o suficiente para que o mosquito passe).

m4

5) Coloque cinco grãos de arroz, ou de alpiste amassados, ou ainda ração para gatos dento da parte inferior da garrafa Pet.

6) Sele as 2 partes c fita isolante. Está pronta a armadilha para a fêmea do mosquito transmissor da dengue.

m6 m7

Encha com água limpa até +ou- 3 cm da borda do funil. Complete a água à medida q ela for evaporando. Coloque a armadilha no quintal ou onde ficam os mosquitos. É necessário ser um local sombreado, a fêmeas do mosquito não gostam de sol. A fêmea do mosquito verifica onde está havendo evaporação da água p pôr seus ovos.

Pq lixar o “funil”? A superfície fica corrugada e com isso a água sobe por capilaridade, aumentando a taxa de evaporação atraindo mais facilmente a fêmea do mosquito “Aedes Aegypti”.

Pq pôr os grãos de arroz/alpiste amassados? A fêmea só põe ovos onde ela identifica q a água tem alimento para as larvas. Até os mosquitos têm “instinto materno”.

Os ovos descerão pelos buracos da tela e ficarão na parte inferior do recipiente. A tela serve de elemento de ligação entre as 2 partes e não permite q as larvas passem p a parte superior do recipiente. A presença da barreira de tela é muito importante, se ela estiver rasgada ou destruída, ao invés de um armadilha, vc estará fornecendo um criatório p o mesmo.

Periodicamente esvazie a parte inferior e mate as larvas com cloro. Verifique se está tudo OK c a tela e encha novamente a armadilha com água. Verifique a sua armadilha todos os dias.

O mosquito adulto vive de 30 a 35 dias, e as fêmeas põem ovos de 4 a 6 vezes nesse período. Em cada vez, ela põe +ou- 100 ovos em locais c água limpa e parada. Se não encontra recipientes apropriados p pôr seus ovos, ela pode voar até 3km até achar um ponto ideal. As chuvas complicam as coisas: um ovo de aedes aegypti pode sobreviver até 1 ano e 2 meses – mesmo q o local fique seco. Se esse local receber água novamente (quando há chuva), o ovo volta a ficar ativo, transformando-se em larva e atingis a fase adulta num prazo de 2 a 3 dias.

A MATEMÁTICA DA MOSQUITEIRA: Se você construir 10 armadilhas, espalhe 5 pelo seu quintal e dê 5 aos vizinhos, amigos etc. Peça q cada um faça o mesmo. Veja os números de armadilhas que teremos a cada ciclo:

tabela

Se cada um fizer sua parte em 3 rodadas apenas teremos 1.560 armadilhas. Em até 35 dias a fêmea do mosquito estará morta e se não tiver colocado os ovos em local onde os ovos se transformem em mosquitos, teremos (1.560 x10 x 100 = 1.560.000) mosquitos a menos. O nº é este mesmo: mais de 1,5 milhões de mosquitos, considerando q cada armadilha engane pelo menos 10 fêmeas e q elas coloquem ovos 4 vezes na sua vida adulta.

É isso aí gente, dengue não é brincadeira, e os casos aumentam muito nessa época. Que tal fazermos nossa parte?

Se desejar clique aqui para ver o vídeo do professor MAULORI, que foi veiculado pelo Jornal Hoje (da Globo) em 15/03/2008.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s