Um segundo a mais em 2009

relogio_atomico

Uma vez eu estava conversando com um amigo sobre o tempo. Ele falou da impressão q os dias estão passando mais rápidos. Eu tinha lido uma revista falando que o tempo de rotação da terra estava diminuindo, por isso ele tinha essa sensação. Ele me argumentou como isso era possível, já que o relógio não mudava, continuava o mesmo. Aí eu fiquei sem resposta, e dei uma de Chicó do Auto da Compadecida: “Num sei, só sei que foi assim“…

Hoje, lendo o Folha Online, tive minha comprovação:

“Astrônomos vão inserir um segundo extra no ano de 2008

Na madrugada do próximo dia 1º de janeiro, quando fogos de artifício estiverem clareando o céu, a noite será mais longa. Um segundo mais longa, para ser preciso, segundo o consórcio internacional que administra o TUC (Tempo Universal Coordenado). O segundo extra não será alívio para quem precisar de tempo para se recuperar de uma ressaca, mas é necessário para coordenar sistemas de informação que requerem grande precisão, como o sistema de localização GPS e o protocolo NTP (a hora unificada da internet).

A decisão de tornar 2008 um segundo mais longo foi confirmada agora pelo Observatório Naval dos EUA, uma das entidades integrantes do Iers (Serviço Internacional de Rotação da Terra e Referência de Sistemas). A necessidade de adicionar tempo à duração oficial do dia 31 é coordenar os dois sistemas de medida cronológica que existem hoje. Um leva em conta a rotação da Terra e outro toma como base relógios atômicos, muito precisos. O problema é que a rotação da Terra está reduzindo de maneira extremamente sutil, e com o passar dos anos as horas atômica e terrestre saem de sincronia.

Desde 1972, quando foi criado o TUC, segundos extras foram adicionados ao tempo atômico várias vezes para que o descompasso entre os dois relógios nunca fosse maior que um segundo. A última vez foi em 2005. O ano de 2008, porém, será o mais longo desde 1992, a última vez que um ano bissexto ganhou ainda um segundo extra. Sistemas que estão em sincronia com o Escritório Internacional de Pesos e Medidas, em Paris, o administrador do UTC, não precisam acertar o ponteiro “manualmente”, pois relógios atômicos cadastrados na entidade transmitirão a informação automaticamente.”

Fonte: Folha Online – Ciência

Acho q daqui a pco não sabemos + em que época estamos, pois da mesma forma que de grão em grão a galinha enche o bico, de segundo em segundo, a terra enche 1 ano…

Me lembrei do nosso querido Einstein que dizia: “Caros amigos, o tempo é relativo”…. e escorregava feliz por sua régua torta atravessando dimensões. E ainda mostrando a língua p nós… rsrsrs

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s