Desmitificando beldades

cleo_marco

Quando falamos de Cleópatra, a primeira imagem que nos vem a cabeça é a Diva Elizabeth Taylor com sua pela alva e lindos olhos azuis vestida em panos esvoaçantes pronta para seduzir Marco Antônio, ninguém menos que o galã Richard Burton.

Porém, mais uma vez a ciência entra para quebrar a fantasia das beldades: uma egiptóloga britânica recriou o rosto da rainha usando imagens gravadas em artefatos antigos, como um anel q data da época do seu reinado, e passou + de um ano analisando as imagens p compor o rosto da rainha. Depois manipulou em computador até chegar ao resultado em três dimensões. O rosto recriado revela uma mulher c traços egípcios de herança grega. A imagem estará no documentário Cleopatra, da série Segredos do Egito, do canal de televisão britânico Five.

Além disso, em 2007, um estudo realizado por especialistas da Universidade de Newcastle sugeriu q tanto Cleópatra quanto Marco Antônio não eram bonitos. Eles analisaram uma moeda de prata de 2 mil anos q mostrou q a rainha egípcia tinha queixo e nariz pontudos e lábios finos:

D000889/01

moedas analisadas - perfis de Marco Antônio e Cleópatra

Primeiro Cleópatra, e depois? Afrodite, Helena de Tróia, Nefertiti… O problema da ciência é q suas descobertas derrubam séculos de imaginário dos nossos referenciais de beldades históricas…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s