Mudança – o elixir da Juventude

mudanca

Sou uma pessoa q tem aversão à monotonia. Monotonia, e não rotina. Há uma grande diferença. A rotina age no homem como seu ponto de equilíbrio. Já a monotonia faz com q o homem viva em estado de “piloto automático”, apático de emoções, anestesiando seu cérebro, sua alma, seu sonhos, e com isso, sua juventude.

Hoje recebi um e-mail muito lindo sobre esse assunto:

“Mês passado participei de um evento sobre o Dia da Mulher.  Era um bate-papo com uma platéia de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades. E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi.  Foi um momento inesquecível… A platéia inteira fez um ‘oooohh’ de descrédito. Aí fiquei pensando: pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?

Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado  ”juventude eterna”. Estão todos em busca da reversão do tempo.  Acho ótimo, pq decrepitude tb não é meu sonho de consumo, mas cirurgias  estéticas não dão conta desse assunto sozinhas.

Há um outro truque que faz com q continuemos a ser chamadas de  senhoritas mesmo em idade avançada.  A fonte da juventude chama-se mudança. De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora.  A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas.

Mudança, o que vem a ser tal coisa?

– Minha mãe recentemente mudou do apartamento onde morou a vida toda p um bem menorzinho. Teve q vender e doar + da metade dos móveis e tranqueiras q havia  guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida + compacta e simplificada, rejuvenesceu.
– Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos. Rejuvenesceu.
– Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só q em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre q tem sol. Rejuvenesceu.

    Toda mudança cobra um alto preço emocional. Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito,  os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza. Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica  escancarada na face.

    Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar q se percebe a tal juventude eterna. Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, mas continuará opaco pq não existe plástica q resgate seu brilho. Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.

    ‘Aprendi com as primaveras a me deixar cortar para voltar sempre inteira’ – Cecília Meireles”

    Não podemos deixar o inverno da monotonia congelar nossa vida. Devemos sempre alimentar nossos sonhos, fazer algo diferente a cada dia, e o mais importante: não ter medo se deixar cortar, de mudar. O corte assusta, o processo gera angústia, mas o resultado é a mudança para uma bela flor + forte, + vistosa e + feliz em sua nova primavera.

    Deixe um comentário

