Frases ortográficas

0-reforma-ortografica1

Nessa reforma ortográfica, acentos caíram, palavras se separaram, outras se reconciliaram, a trema tremeu e sumiu, o Heroi não é mais heróico etc….

Nessa “lamúria de palavras”, encontrei no site  do Primeiro Programa (recomento, é bem legal) algumas frases com trocadilhos q podem nos ajudar a lembrar dessas mudanças da Língua Portuguesa:

Letras, Palavras e a Nova Ortografia (adaptado)

As letras que voltaram e as palavras que foram ortograficamente modificadas sem seus consentimentos, revelam, com todas as letras, os seus sentimentos. Se você levar a sério estas gaiatices é capaz de tirar de letra essas mudanças. Com a palavra, elas, as novas palavras:

“Veia, não gostei dessa estreia nessa geleia geral sem acento”. (Ideia)
“Que medida ex-trema. Castraram minhas duas bolinhas”. (Linguiça)
“Eu me magoo e não perdoo quem tirou o meu acento. Que enjoo.” (Voo)
“Creem os que me lêem: quero o meu chapeuzinho de volta”.(Deem)
“Creia, sem o acento, fiquei ainda mais feia”. (Mocreia)
“Concordo, mocreia, sem acento também fiquei mais você.” (Feiura)
“Que crise de identidade! Afinal, sou um verbo ou uma preposição?” (Para)
“Apelo: pelo amor de Deus! Quero o meu acento de volta.” (Pelo)
“Extraíram-me o trema sem extrema-unção”.(Arguir)

“Perdi o hífen e ninguém pode me ajudar”. (Autoajuda)
“E eu ganhei um hífen nessa ridícula onda nova”. (Micro-onda)
“Colei no bom professor pra desespero dele”. (Pseudoprofessor)
“Como o Battisti, gracias, Brasil, por ser refugiado ortográfico”.(Kiwi)
“Com esta mudança, estou mais moderno do que nunca”.(Ultramoderno)
“Sou contrário à essa mudança de regra”. (Contrarregra)
“Protesto! Sou opositor e não posso ser cooptado!” (Coopositor)
“Com esse “r” a mais ganhei mais uma ruga”. (Antirruga)
“Nem deu tempo de tirar o meu da reta”. (Semirreta)
“Se quero viver isolado por que me juntaram?” (Antissocial)
“Nossos inimigos aproveitaram a nova Ortografia para se juntarem contra nós”. (Antissemitas)
“Casamos agora e já estamos separados”. (Recém-casados)
“Para queda de hífen, como no meu caso, não há proteção?”. (Paraqueda)
“Ué, ponte não é para unificar, ligar? Rio pra não chorar”. (Ponte Rio-Niterói)
“Gostei. Se é amigo tem que ficar junto; super, mais ainda.” (Superamigo)
“Perdi o acento mas olha só quantos assentos de deputados ausentes.” (Assembleia)

Fonte: Site do Primeiro Programa – Nagao na mosca

Me sinto solidária a essas palavras em crise de identidade a cada pausa q faço com a caneta na hora de escrevê-las….
Até 2012 acho q dá p lembrar de tudo!… Ah, essa língua portuguesa!!!!!!!!!!!

3 respostas em “Frases ortográficas

  1. Pingback: Os (fantásticos) números de 2010 « Fantástico mundo de Letícia

Deixe um comentário

