Amigas e oxitocina

oxitocina

Finalizando a tríade de posts sobre amigas, há um tempo atrás li uma reportagem muito interessante:

“Um estudo publicado pela Universidade de Los Angeles indica q a amizade entre mulheres é algo verdadeiramente especial. Descobriu-se q amigas contribuem p fortalecimento da identidade e p projetar nosso futuro. Constituem um remanso diante de um mundo real cheio de tempestades. As amigas ajudam-nos a preencher os vazios de nossas relações e ajudam-nos a recordar quem nós somos, realmente.

Após 50 anos de investigações, identificou-se q existem substâncias químicas produzidas pelo cérebro q ajudam a criar e manter laços de amizade entre as mulheres. Quando o hormônio OXITOCINA é liberado como parte da reação das mulheres frente ao stress, elas sentem a necessidade de proteger seus filhos e de agruparem-se com outras mulheres. Quando isso acontece, produz-se uma quantidade ainda maior de oxitocina, q reduz o stress + agudo e provoca um efeito calmante. Estas reações não aparecem entre os membros do sexo masculino pq a testosterona tende a neutralizar os efeitos da oxitocina, enquanto os estrógenos femininos aumentam sua produção.

Após repetidos estudos, demonstrou-se q laços emocionais entre mulheres q são amigas verdadeiras e leais contribuem p a redução dos riscos de doenças ligadas à pressão arterial e ao colesterol. Acredita-se q esta pode ser uma das razões pq as mulheres geralmente vivem + q os homens. As mulheres q não estabelecem relações de amizade c outras mulheres não mostram os mesmos resultados em sua saúde.

Assim, ter amigas nos ajuda não somente a viver mais, como também a viver melhor. O estudo indica q quanto + amigas tem uma mulher, maior probabilidade terá de chegar à velhice sem problemas físicos, levando uma vida plena e saudável. Não contar c amigas próximas pode ser tão prejudicial para a saúde quanto a obesidade, o tabagismo ou o sedentarismo.

Nesse mesmo estudo, foi observado tb como as mulheres superam um momento crítico, e percebeu-se q as mulheres q podiam confiar em suas amigas reagiram sem doenças graves e recuperaram-se em um lapso de tempo menor do q aquelas q não tinham em quem confiar.

O estudo concluiu q a amizade entre as mulheres constitui uma fonte recíproca de força, bem-estar, alegria e saúde!”

É isso aí: o Ministério da Saúde adverte: ter amigas verdadeiras faz bem p a saúde!!

Mais informações aqui.

Anúncios

2 respostas em “Amigas e oxitocina

  1. Pingback: Ainda sobre amigas… « Fantástico mundo de Letícia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s