Duracell desatenta

dda

Sempre fui hiperativa. A frase q + escuto é “desliga ela aí”. Tenho raciocínio rápido e um “timing” + acelerado q o normal. Mas tb sou distraída. Desajeitada, então, nem se fala! Meu currículo inclui bandejas derrubadas, roxos no corpo, líquidos derramados e tropeções. Juntando tudo posso ser resumida em uma Duracell desatenta.

Sempre lidei bem com isso, mas não via certos “sintomas” q mostravam q algo andava errado: 5 cursos superiores inacabados (como diz minha mãe: “Passar p vc é fácil. Ficar é o q quero ver.” Ou meu pai: “outro curso? Mas vc não tava adorando aquele?”…. Na verdade tudo é interessante p mim….por alguns dias. Já tive vários “inícios”: vôlei, piano, violão, taquigrafia, balé, flamenco, francês, 2 engenharias, publicidade, direito, ciências aeronáuticas e 1 pós. Até astronomia durou 1 dia, apesar de ser algo q adoro. Não sei como concuí o Design. Ao longo da vida comecei a perceber q isso me afetava, pois cada desistência me frustrava. Fora as “n” idéias diferentes q tenho cada minuto. Percebi q essa soma hiperatividade + dispersão estava estendendo p outras áreas da minha vida, e comportamentos q nunca tive estavam aparecendo: depressão, irritabilidade, desânimo. Além da ansiedade, já q sou acelerada e quero as coisas no meu tempo. Quando não dá, fico ansiosa e frustrada. Ou seja, eu estava um desastre mental!! rsrsrs

Então ontem resolvi buscar ajuda com o neurologista q cuida de minhas enxaquecas há 9 anos. Expliquei a situação, e ele me fez 1 pergunta: “vc já conseguiu ler um livro inteiro?”… Busquei nas entranhas da minha memória, e vi q eu NUNCA li um livro inteiro. Sempre vou até a metade, enjôo e pulo p o final. Respondi: “Nunca….”

Minha resposta + o histórico q narrei p ele o fez chegar ao diagnóstico de TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Eu já conhecia como DDA, inclusive tem 1 livro q li (até a metade) com 1 questionário de 50 perguntas diagnosticantes, das quais 35 respondi sim. Me interessei hora, mas, p variar, deixei a leitura e a pesquisa sobre o assunto inacabadas.

Ontem, na conversa com meu médico, entendi melhor. Ele me receitou Ritalina, q reduz a impulsividade, facilita a concentração e favorece a quebra do “círculo vicioso” de comportamentos mal adaptados, criados pela hiperatividade em especial. Ele me disse q adultos com TDAH relatam q a Ritalina melhorou a capacidade de concentração em tarefas e de organização da vida.

Bo, no meio disso tudo, ganhei uma melhor amiga: Rita, q vai me acompanhar por muitos anos…

———–

Para quem quiser saber + sobre o assunto:

http://www.universotdah.com.br/

http://www.tdah.org.br/

Uma resposta em “Duracell desatenta

  1. Pingback: Alma anoitecida « Fantástico mundo de Letícia

Deixe um comentário

