Milho ou piruá?

nimg55292

Ando meio sem inspiração p escrever nessa 6ª feira entediante, mas queria colocar algo bacana aqui.

Na atual condição q me encontro, tenho buscado alguns textos p reflexão e motivação. Encontrei esse texto q já fazia um tempinho q eu não lia, e q foi o escolhido p fechar minha semana de blogueira:

A pipoca (adaptado)

A pipoca é um milho mirrado, subdesenvolvido. Sob o ponto de vista de tamanho, os milhos da pipoca não podem competir com os milhos normais. Alguém teve a idéia de debulhar as espigas e colocá-las numa panela sobre o fogo, esperando q os grãos amolecessem e pudessem ser comidos. Havendo fracassado a experiência com água, tentou a gordura. O q aconteceu, ninguém jamais poderia ter imaginado.

Repentinamente os grãos começaram a estourar, saltavam da panela com uma enorme barulheira. Mas o extraordinário era o q acontecia com eles: os grãos duros quebra-dentes se transformavam em flores brancas e macias q até as crianças podiam comer. O estouro das pipocas se transformou, então, de uma simples operação culinária, em uma festa, p risos de todos, especialmente as crianças. É muito divertido ver o estouro das pipocas!

Assim acontece com a gente. A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação pq devem passar os homens p q venham a ser o q devem ser. O milho da pipoca não é o q deve ser. Ele deve ser aquilo q acontece depois do estouro. O milho da pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios pa comer, pelo poder do fogo podemos, repentinamente, nos transformar em outra coisa – Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo.

O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder um emprego, ficar pobre. Pode ser fogo de dentro. Pânico, medo, ansiedade, depressão – sofrimentos cujas causas ignoramos.Há sempre o recurso aos remédios. Apagar o fogo. Sem fogo o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação.

Imagino q a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pense q sua hora chegou: vai morrer. De dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação q está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BOOM!! — ela aparece como outra coisa, completamente diferente, q ela mesma nunca havia sonhado.

Piruás são aquelas pessoas q, por + q o fogo esquente, se recusam a mudar. São pessoas de uma mesmice e dureza assombrosa. Só q elas não percebem. A sua presunção e o seu medo são a dura casca do milho q não estoura. O destino delas é triste. Vão ficar duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca macia. Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo a panela ficam os piruás q não servem p nada.

Na simbologia cristã o milagre do milho de pipoca está representado pela morte e ressurreição de Cristo: a ressurreição é o estouro do milho de pipoca. É preciso deixar de ser de um jeito p ser de outro.

“Morre e transforma-te!” – dizia Goethe.

“Quem preservar a sua vida perdê-la-á”. – dizia Jesus.

Diante das palavras desses 2 mestres, só posso dizer uma coisa: “Alguém me empresa o fósforo p acender o fogão? Preciso de um BOOM!”

Anúncios

Uma resposta em “Milho ou piruá?

  1. Durante muito tempo de minha vida, fui um milho de pipoca…..a duras penas é com muita força de vontade, consegui romper esta casca que enclausurava e sufocava minha vida.
    Hoje sou pipoca é a cada dia vou adcionando novos sabores, para tornala cada vez mais apreciada, por mim mesmo é os que me rodeiam e tanto amo. Feliz aquele que consegue quebrar o aguilhão libertando-se dos percausos da vida, fazendo sua reforma intíma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s