De 7 em 7

7em7

“Nossa biografia é um organismo. Cada experiência pela qual passei tem a ver com a minha identidade. Nada aconteceu ao acaso.” (J.M)

Semama q vem vou fazer 35 anos. Todo ano passo por um “inferno astral” nos dias q precedem meu aniversário. Este ano está diferente. depois das lições q tive estou + serena e centrada, como se estivesse me preparando p uma “passagem”. E realmente estou, pois estou me despedindo do 5º ciclo e entrando no 6º ciclo dos meus Setênios.

Os Setênios, ou “Teoria dos Setênios”, desenvolvida por Rudolf Steiner, divide nossas vidas em  ciclos com 7 anos de duração q provocam períodos de crise comuns às pessoas e representam mudanças em nossas vidas. Cada setênio apresenta momentos claramente diferenciáveis, nos quais surgem ou despertam interesses, perguntas latentes e necessidades concretas, influenciando todo o desenvolvimento pessoal.

Em resumo, cada setênio é dividido da seguinte forma:

  • 0 a 7 anos – O Ninho. Interação entre o individual e o hereditário.
  • 7 a 14 anos – Incentivos e Valores – Seguem-se as mudanças biológicas características da puberdade.
  • 14 a 21 anos – Crise de Identidade (Puberdade /Adolescência).
  • 21 a 28 anos – Experimentando limites / Crise dos talentos
  • 28 a 35 anos – Fase Organizacional
  • 35 a 42 anos – Crise de Autenticidade – Começamos a nos perguntar: “Para que todas estas conquistas? Qual meu valor no mundo? Estou no emprego certo?”.
  • 42 a 49 anos – Altruísmo X querer manter a fase expansiva
  • 49 a 56 anos – “Ouvir o Mundo”
  • 56 a 63 anos (e adiante) – Abnegação / Sabedoria / Arte

Os 3 primeiros setênios (0 – 21 anos), são conhecidos como setênios do corpo, e estão relacionados ao nosso amadurecimento (físico, emocional e racional). São estes os ciclos q determinarão muito de nossa personalidade adulta. De 21 a 42 anos temos os setênios da alma, uma fase de decisões; onde após ter vivenciado e experimentado diferentes sensações na juventudes, precisamos optar por quais caminhos seguir. Daí em diante, estamos livres e sábios para viver; é onde o ser humano se liberta.

Após passar pela “escola dos setênios” pode-se morrer simbolicamente ou viver uma fase muito produtiva através da experiência e lições q adquirimos. Saber reconhecer seus ciclos pode trazer um grande benefício, podendo ajudar na compreensão de si mesmo e do próximo. Um verdadeiro exercício de paciência e autoconhecimento. Assim, pode-se lançar um olhar para o passado, centrar-se no momento presente e propor metas para o futuro, e desta forma tomar o destino nas próprias mãos.

Estou me sentindo como os animais que tem q abando nar sua antiga pele para continuar crescendo. E essa ruptura gera dor, questionamentos, medo mas, à medida em que a pele vai se rompendo, um novo mundo e uma nova visão vão surgindo. E é assim q me sinto, na reta final de ruptura de pele, e reconhecendo o mundo com um novo olhar.

– – – – – – – – – –

Para saber + sobre os Setênios e detalhes de cada ciclo, tenho as seguintes indicações:
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/seteciclos.htm
http://www.vadiando.com/textos/archives/000714.html
http://elianeutescher.wordpress.com/category/sexto-setenio/
(aqui está no meu próx setênio, mas vc encontrará outros setênios no menu lateral
Deixe um comentário

