Parabéns Santos Dummont

14-Bis_web

Hoje comemoramos o dia do aviador. Nada melhor do que falar sobre ele, Santos Dumont, o pai da aviação:

A bordo de seu avião 14-Bis, Alberto Santos Dumont sobrevoou por 220m o Campo de Bagatelle, em Paris. A hélice do 14-Bis começou a girar. Depois de 100 metros percorridos pela máquina de bambu, Santos Dumont decolou para o primeiro vôo da história.

O público assistiu a façanha atônito. O conjunto de 160 quilos percorreu 60 metros no ar, entre 2 e 3 metros de altura – até desabar no chão. A façanha surpreendeu a comissão que, deslumbrada com o homem-pássaro, esqueceu de cronometrar o feito.

Mesmo assim, o acontecimento foi divulgado com grande entusiasmo em todo o mundo. Todos os jornais noticiaram, com fotografias autênticas, o vôo de Santos Dumont. A façanha conferiu ao aviador brasileiro o honroso título de “pai da aviação”. Além de ter um monumento erguido no campo de Bagatelle em sua homenagem, o governo brasileiro instituiu o Dia do Aviador.

Para comemorar o mês, acontece no país uma série de eventos p celebrar as datas e parabenizar os profissionais do Meio Aéreo. Para quem gosta, temos as seguintes opções:

  • Na 5ª feira, dia 22, Porto Seguro (BA) começou a prestar sua homenagem aos entusiastas e profissionais da aviação. Iniciou-se a “II Aero Fest Porto Seguro”, encerando-se no domingo, dia 25. Tike Bazaia e Paulo Medina do Fly Club de Ultraleve apresentarão o Show Aéreo no sábado e domingo a partir das 16h. A programação traz shows, coquetéis, churrasco, e claro, vôos e apresentações aéreas. Os pacotes incluem recepção aos pilotos e hospedagem na região.
  • São Paulo tb faz parte do circuito de celebrações aos aviadores. Dois eventos estão agendados a partir do dia 24 de outubro. No sábado (24/10), a cidade de Guaratinguetá terá a visita da Esquadrilha da Fumaça. O aeroporto Campo de Marte realizará, no dia 25 o Domingo Aéreo.
  • A cidade natal de Alberto Santos Dumont, Santa Luzia do Rio das Velhas, hoje cidade de Santos-Dumont, recebe desde segunda-feira (19/10) a exposição “Santos-Dumont, de próprio punho”. A cidade de Santos Dumont ainda recebe a Esquadrilha da Fumaça no último dia do mês (31/10) para apresentação na Semana da Asa.
  • Para finalizar o mês da aviação, a cidade pernambucana de Afogados de Ingazeira, receberá o “Pernambuco Aerofest”. Entre os dias 30/10 e 01/11 a região receberá pilotos e seus respectivos aviões para festejarem durante todo o final de semana.

Agora é escolher seu programa e decolar p lá!!! Bons vôos!!!

Fonte: Meio Aéreo


Imagem: Blog dos Cartunistas Sergio Morettini & Ruy Jobim Neto em homenagem aos 100 anos da aviação
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s