Parabéns!

aniversario005

Hj é o aniversário de uma grande amiga minha! Eu, como uma boa curiosa, entrei no site do Guia dos Curiosos e encontrei umas coisas bacanas sobre aniversários:

Festa de Aniversário

  • “Aniversário” é uma palavra latina q significa “aquilo q volta todos os anos”. “Anniversarius” vem de “annus” (ano) e “vertere” (voltar), ou seja, aquilo q se faz ou q volta todos os anos.
  • O bolo de aniversário parece ter surgido na Grécia, em homenagem a Artemis, a deusa da caça, reverenciada no dia 6 de cada mês. Dizia-se que as velas representavam o luar.
  • Na Idade Média, esse costume chegou à Alemanha. Os camponeses faziam festas infantis q começavam ao raiar do dia. As velas eram acesas e a criança acordava com a chegada do bolo. Naquele tempo, o número de velinhas não era igual ao número de anos do aniversariante. O bolo recebia uma vela a mais – sinal da luz da vida.

Aniversários ao redor do mundo

África do Sul: É comemorado com um churrasco chamado  “Bob” (“bring one brie” ou “bring one bottle”), no qual cada convidado fica responsável por levar um prato. Comidas típicas são consumidas nessas comemorações.

Finlândia: É comum servir café da tarde com sorvetes, bolos secos, roscas de canela e biscoitinhos.

Índia: o aniversário é a data + importante do ano, celebrado como se fosse seu próprio “Ano Novo”. Um “ritual de fogo” é praticado na data, a fim de purificar corpo e espírito do karma ruim e começar tudo de novo.

Itália: O “aniversário d’oro” é especialmente importante. Ele acontece quando a idade do aniversariante coincide com a data de nascimento – por exemplo, completar 20 anos em um dia 20.

Irlanda: Quando o aniversariante é adulto, os amigos e convidados realizam uma peregrinação de pub em pub, bebendo uma cerveja em cada um em homenagem ao aniversariante.

México:
É costume o aniversariante quebrar uma pinhata – espécie de embrulho de papel suspenso por uma corda recheado com doces – com os olhos vendados.

Rússia: Os russos fazem aniversário 2 vezes por ano! Antes da Revolução Russa, em 1917, a influência da Igreja Ortodoxa era tão grande q muitos fiéis batizavam seus filhos com nomes de santos. Assim, o aniversário era comemorado de maneira “Onomástica”, ou seja, no dia do santo q dava nome à pessoa. Durante a União Soviética, manifestações religiosas foram proibidas, então os aniversários passaram a ser comemorados da maneira tradicional, no dia do nascimento da pessoa. Com o fim do governo soviético, os russos voltaram a comemorar da maneira onomástica, mas mantiveram a comemoração na data de nascimento.

De acordo com o costume indiano, nosso aniversário é o nosso verdadeiro reveillón”. Então… FELIZ ANO NOVO AMIGA!!

Mas a comemoração vai ser à la maneira Irlandesa…. rsrsrs

Anúncios

3 respostas em “Parabéns!

  1. hahaha, foi assim, à moda irlandesa, que eu comemorei o meu bârsdei no ano passado, em Dublin. Ainda bem que o hotel ficava pertinho de Temple Bar (a rua dos pubs), não deu muito trabalho cair na cama… 😀

  2. Amiga… Obrigada por ter feito compania pra mim no meu niver…
    Amo vc!!!
    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s