Alemanha: Liberdade e Dominós

ALeqM5huOhJtPL18XIMf6OFWcOrigZBZZg

Hj a Alemanha comemora os 20 anos da queda do Muro de Berlim, construído em 13 de agosto de 1961, pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria. Além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em 2 blocos: República Federal da Alemanha (RFA), constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos EUA; e República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. Ambas as fronteiras passaram a simbolizar a chamada “cortina de ferro”.

O muro não respeitou casas, prédios ou ruas. Policiais e soldados da Alemanha Oriental impediam e até mesmo matavam quem tentasse ultrapassá-lo. Muitas famílias foram separadas da noite p o dia. O muro chegou a ser reforçado 4 vezes. Possuía cercas elétricas e valas p dificultar a passagem. Havia cerca de 300 torres de vigilância com soldados preparados para atirar.

Em 9 de novembro de 1989, devido ao “Erro de Schabowski“, ocorreu a queda do muro. Cidadãos da Alemanha foram p as ruas comemorar o momento histórico e ajudaram a derrubar o muro. O ato simbólico representou também o fim da Guerra Fria e o primeiro passo na reintegração da Alemanha.

Hj a cidade de Berlim celebra os 20 anos da queda do Muro com o que já é conhecida como a Festa da Liberdade, um programa de eventos q incluirá a derrubada de um dominó gigante representando a queda do muro. Cerca de mil de peças de dominó de 2,5 metros de altura serão derrubadas na tarde de 9 de novembro p lembrar a queda do Muro de Berlim. Esse “Muro artificial” seguirá os passos da antiga barreira de concreto, e  será derrubado em três fases. A última delas culminará perante o Portão de Brandenburgo, com uma cascata de fogos de artifício.

Será uma festa e tanto, e merecida!!!

Glückwünsche, Alemanha!!!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s