Lasanha fractal

O natal está chegando e vamos passar na casa de um amigo do meu pai. Para o jantar, cada um leva um prato. Minha mãe escolheu levar uma lasanha e eu, como uma boa seguidora de Garfield, adorei a escolha!!

Para mim, lasanha era algo como um pavê: camada camada camada, pronto!!  Então me prontifiquei a ajudar minha mãe coma montagem da iguaria, já salivando ao imaginar essa gostosura no meu estômago daqui a 2 dias…

Porém, descobri q a lasanha da minha mãe segue o seguinte lema: “Para quê simplificar se podemos complicar?” … E foi assim. Primeiro, os cálculos p que o molho rendesse as duas porções. Desenterrei a matemática do 2º grau e comecei a fazer as contas entre o volume do retângulo dividido por 1 kilo e meio de carne moída. Depois dos cálculos com minha HP 12C, cruzei os dados com os supercomputadores da Nasa e descobrimos q tínhamos q colocar 5 colheradas grandes por camada.

Achei q estava tudo bem, até q descobri q a disposição da mussarela da lasanha tem ligação direta com a geometria fractal. Pelo menos a lasanha da minha mãe tem. Ela me ensinou a arte de encaixar as curvas de uma fatia em outra silhueta queijísitca. E sabe aquela teoria do caos? Pois é, ela tomou vida quando resolvi deixar um espaço de molho entre as fatias.

Além disso, busquei meu esquadro e régua p poder encaixar milimetricamente cada fatia de massa, pois se desse alguma quina q saltasse para fora da forma perfeita, era motivo para eu desconfiar q não chegaria viva até o natal.

Enfim, depois de muita adição, subtração e múltiplos de Pi, conseguimos finalizar 2 formas, cobertas com queijo parmesão ralado na hora (não preciso contar q minha mãe tb calculou quantas pulverizadas teriam q ser dadas p alcançarmos o ápice do custo-benefício…)

Parafraseando Thomas Edison, “A lasanha é 1% gastronomia e 99% matemática!!! rsrs

FELIZ NATAL PARA TODOS!!!!!!!!!!!!

2 respostas em “Lasanha fractal

  1. hmmm… mas acho que vai ficar boa do mesmo jeito, né? Lasanha é tudo de bom! Um ótimo Natal pra você e sua família, e um 2010 de muita luz, saúde e disposição!

  2. Ei Mônica, matemáticas à parte, com certeza vai ficar uma delícia, já estoucontando os minutos p a ceia… rsrsrs Feliz Natal p vc tb, e que 2010 seja tudo de bom p nós!!! Bjos!

Deixe um comentário

