Nhoque da Sorte

Hj é dia 29, dia de comer Nhoque!!

Além de ser um dos meus pratos preferidos, dizem q ele tb traz sorte p quem comê-lo no dia de hj.

Fui pesquisar um pouco mais sobre esse costume:

“A origem do costume é explicada com uma lenda que possui variações. A mais freqüente conta que um frade andarilho chegou a uma pequena localidade italiana e bateu à porta de um casal de velhinhos, num dia 29. Pediu um prato de comida e recebeu o único alimento que havia: nhoque. Tempos depois, voltou ao local e contou aos velhinhos que, após comer aquele prato, sua vida mudara para melhor.

O simpático costume de comer nhoque no dia 29 poder ser recente, mas a história do prato é bastante antiga. Supõe-se que o nhoque exista desde os antigos gregos e romanos. Na Itália, chamaram-no primeiramente de macarrão. Na Idade Média, porém, já era conhecido com o nome atual. Em português, escreve-se nhoque. Em italiano, grafa-se “gnocchi”. O sociólogo paulista Gabriel Bolaffi, no livro A Saga da Comida, diz significar “algo como pelota, isto é, uma pelotinha de farinha amassada com água”.

Segundo a crença popular, deve-se pôr uma nota de qq valor sob o prato, comer 7 pedaços em pé e fazer um pedido p cada nhoque. Depois do ritual saboreie o seu prato à vontade. Guarde o dinheiro até o próximo dia 29 e garanta sua sorte e fartura.

Me lembro q num dia 29 qualquer, fui ao shopping e pedi nhoque para fazer jus à tradição. Pedi um com molho 4 queijos, para juntar tudo q gosto num prato só. Peguei uma nota de 1 dólar (sim, 1 dólar, eu tava pensando grande…) e coloquei debaixo do prato. Eu estava com tanta fome, e o nhoque estava tão bom, q me entreti no almoço soltando vários “hummmm”, “q delícia”… Acabei de comer e, como boa cidadã, levantei, levei a bandeja para os coletores, fui embora e a deixei lá, com um restinho de molho, um guardanapo amassado ao lado e… uma linda nota de 1 dólar embaixo do prato…

De qualquer forma, vai aí uma receitinha p trazer + sorte p vcs do que trouxe p mim:

Nhoque aos quatro queijos:

Massa

  • 300 gr de farinha de trigo
  • 1 unidade(s) de ovo
  • 2 unidade(s) de batata cozida(s) e espremida(s)
  • quanto baste de sal
  • Molho

  • 100 gr de mussarela
  • 100 gr de provolone
  • 60 gr de gorgonzola
  • 50 gr de parmesão
  • 2 unidade(s) de gema de ovo
  • 1/2 xícara(s) (chá) de vinho branco
  • 300 ml de creme de leite fresco
  • quanto baste de noz-moscada
  • quanto baste de sal
  • Modo de preparo

    Massa: Misture os ingredientes em uma superfície até a massa dar liga. Não amasse demais para que não precise de mais farinha. Enfarinhe a superfície, faça rolinhos com a massa e corte os nhoques. Despeje em água fervente com um fio de óleo, espere cozinhar (o nhoque começa a emergir).

    Molho: Rale os queijos em ralo grosso. Coloque o vinho para ferver e acrescente os queijos. Vá mexendo em fogo baixo até que os queijos estejam derretidos. Acrescente o creme de leite e misture bem. Bata levemente as duas gemas e acrescente um pouco da mistura fervente. Misture e coloque na panela com o molho.Tempere com sal. Coloque sobre os nhoques e sirva imediatamente.

    Bom apetite!! Ah, e não esqueça de pegar sua nota depois… rsrs

    Fonte: http://www.italiaoggi.com.br/gastronomia/saibamais/ita_gastro_saibamais10.htm
    Receita: http://vilamulher.terra.com.br/nhoque-da-sorte-4-1-75-124.html (adaptada)
    Anúncios

    2 respostas em “Nhoque da Sorte

    1. Oi Letícia,

      Desculpe o sumiço pois final de faculdade não é fácil.
      Mas espero em 2010 voltar com força total.
      Passando para desejar um 2010 repleto de realizações, paz, amor, harmonia e luz!

      Forte abraço e fique bem,

      Camila Moreira
      Acayrã do Deserto

    2. Ei Camila, sei como é fim de faculdade, uma correria só!! Mas espero q vc tenha se saído super bem!!! 2010 será um lindo ano para todas nós!!! Bjos!!!!!!!!!!!!!

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s