SOS Haiti

E ontem tivemos mais uma notícia triste causada pela fúria da natureza. O Haiti foi atingido por um terremoto de 7 graus de magnitude, registrado às 16h53 desta terça-feira (19h53 no horário de Brasília), com 3 tremores seguidos. 4 militares brasileiros morreram, o chefe de missão da ONU está desaparecido e a coordenadora internacional da Pastoral da Criança e a médica brasileira Zilda Arns tb estave entre as vítimas. A Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV) estima que até 3 milhões de pessoas foram atingidas pelo terremoto.

Brasileiros relatem que Porto Príncipe está um caos. O Haiti é um dos países mais pobres do hemisfério Norte e que está mal preparado para lidar com um desastre destas proporções. As comunicações foram em grande parte interrompidas. A eletricidade foi cortada em alguns lugares. Com os telefones sem serviço, algumas das comunicações são feitas por meio de redes sociais na internet, como o Twitter.

“Sabemos que as necessidades médicas são consideráveis, assim como a necessidade de água”, destacou Schorno, porta-voz da FICV. “Tudo que é infraestrutura não funciona”.

A Suíça, o Reino Unido e a França anunciaram nesta quarta-feira o envio imediato ao Haiti de equipes especializadas para intervenção de urgência para colaborar nos trabalhos de resgate. O governo brasileiro irá doar US$ 10 milhões e 14 toneladas de alimentos para auxiliar nos esforços de reconstrução do Haiti.

O pior é q, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), as réplicas do forte terremoto continuam hoje com certa frequência e podem continuar acontecendo “durante mais alguns dias”.

Início de ano devastador… Primeiro, Angra. Agora, em uma magnitude infinitamente maior, o Haiti. Triste ver um país q já é tão pobre e q já passou por tanto tempo de guerra civil, entre outros problemas derivados de sua condição, agora passar por essa devastação. Deixo aqui minha solidariedade e continuarei acompanhando as notícias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s