Câmera dos meus sonhos

Uma boa notícia para amantes de fotografias e do universo:

A maior câmera do mundo – 570 megapixels

O laboratório de Física de alta energia Fermilab, em Illinois, EUA, criou A CÂMERA para fotografar o universo. Trata-se de uma câmera digital de 570 megapixels, no valor de 35 milhões de dólares, do tamanho de um carro, com 74 sensores CCD nela. O sensor resultante tem 1 m de diâmetro, cobrindo um campo de visão de 2,2 graus. As imagens são tão grandes que, mesmo com um sistema ultrarrápido de gravação de dados, cada foto leva 17 segundos para ser obtida.

Ela vai nos fornecer imagens ultradetalhadas do cosmos, monitorando 300 milhões de galáxias ao longo de cinco anos. Seu objetivo é desvendar a existência ou não da energia escura. Desde o Big Bang as Galáxias estão se distanciando. Mas, em vez desse movimento diminuir, a velocidade de afastamento das Galáxias parece estar aumentando. Uma das suposições é q exista uma energia agindo sobre esse movimento. Essa energia é chamada pelos astrônomos de energia escura.

Quando pronta, a câmera vai ser instalada em um telescópio no Chile. As fotos com detalhamento gigante vão servir para os astrônomos determinarem a trajetória da luz das Galáxias e investigarem a real expansão do Universo. A esperança é q isso possa dar alguma evidência da existência da energia escura. Independente do sucesso ou não da empreitada, a própria construção do aparelho já é um grande ato de engenharia e deve abrir perspectivas para outros equipamentos do mesmo porte.

Detalhe, só o seu macro é de 11 milhões de quilômetros!!

Aiai… E eu achava q estava arrasando com minha câmera digital…

Anúncios

Uma resposta em “Câmera dos meus sonhos

  1. Pingback: Trackback

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s