Sobre TVs

Eu e meu mocinho estamos rodando desde semana passada p comprar uma TV bacana, em ritmo de copa do mundo. Ele já teve a oportunidade de comprar uma TV q estava com um preço muito bom, mas deixou passar, e por isso já se afogou num copo de cerveja p apaziguar o remorso. Graças a Deus ele se recuperou do trauma, e nós recomeçamos a busca implacável. Entramos em vários sites de lojas, rodamos shoppings, porém ainda não conseguimos bater o martelo.

Enfim, no meio dessa maratona televisiva, comecei a descobrir q TV não é só TV. Tem q ter conversor integrado, tem LCD, Plasma ou LED, Full HD x 768 pixels, e q tem a tela com Pixel Plus, q também dá um Plus no preço!

Meu mocinho está PHD em Full HD (trocadilho hehe), mas como eu não entendo absolutamente nada sobre essa diferença toda, recorri ao google, e encontrei no Blog do Compra Fácil uma explicação p me inteirar do assunto e assim conseguir entender melhor minhas escolhas em busca da Preferida.

A diferença entre TVs de LED, LCD e Plasma

LED: No processo de transmissão das TVs de LED, ao invés da luz branca no backlight,  vc tem um conjuntos de LEDs com cores primárias (vermelho, azul e verde) e faz com q o trabalho de filtragem de luz do cristal líquido seja melhor realizado, conseguindo cores + puras e com uma gama muito maior. Essa tecnologia tb faz com q a luz seja exatamente igual durante todo seu tempo de uso e não ocorra perda de brilho ou alteração de cor, independentemente de ter uma luz acesa ou não. O painel também possibilita melhor regulagem na intensidade da luz.

Vantagens: Telas + brilhantes, com contraste melhor e cores + vivas quando comparadas ao modelo das de LCD. Têm imagem melhor, pois são feitas com diodos em emissores de luz (LED). Tb podem ser bem + finas do q as outras. Atendem às normas Eco-friendly pois não necessitam de lâmpadas CCFLs e são completamente livres de mercúrio. Não utilizam chumbo pra fixação de componentes e faz com q o descarte e reciclagem das TVs possam ser feitos de forma segura e sem impacto para o meio ambiente.Tb atendem às normas Energy Star, pois possuem um nível baixíssimo de consumo de energia de até 40% menor do que as TVs de LCD do mesmo tamanho.

LCD: Funciona com a base sendo de um material de cristal líquido, q transmite imagem + translúcida ou opaca dependendo da corrente elétrica aplicada sobre ele. Cada ponto na tela é formado por 3 células lacradas cheias desse material e cada célula corresponde a uma cor primária de luz (verde, vermelha e azul). Uma lâmpada q gera luz branca é instalada atrás da tela e ilumina as células tornando a imagem visível. As cores são formadas dessa forma e assim combinam múltiplas intensidades de cada uma das cores primárias.

Vantagens: São + indicadas p salas iluminadas, isso significa q vc pode assistir ao seu programa com uma janela atrás da sua TV não haverá nenhum reflexo na imagem, diferente da de plasma. Tb são indicadas p quem vai ligar o PC nela ou jogar aqueles games + parados, pois imagens estáticas costumavam manchar as TVs de plasma mais antigas. Vc tb encontra LCDs disponíveis em tamanhos menores, o q é difícil encontrar nos modelos de plasma.

PLASMA: A tela opera com células cheias de gás nobre,  assim como o neônio ou xenônio, q sofre uma descarga elétrica e se transforma em plasma. Parece mágica, né? Esse processo todo libera fóton (luz) e se colide com uma camada de fósforo na frente dessas células q as fazem brilhar. Cada ponto de imagem é composto por 3 células e cada uma delas coberta com fósforo de cor diferente (verde, vermelho e azul). A combinação dessas 3 cores diferentes em intensidades variadas gera os tons necessários  p produzir a imagem. E pelo simples fato de cada célula produzir sua própria luz, não existe a necessidade de nenhuma luz pra iluminar nossa tela.

Vantagens: Indicadas p ambientes escuros devido à fidelidade de cores e maior contraste, o q é bom p quem gosta de cinema, pois oferecem cores + vivas e não depende de luz p q isso ocorra, ou seja, elas têm uma qualidade de imagem muito boa. Tb são muito boas p quem gosta de assistir esportes e games + modernos, pois elas oferecem “resolução dinâmica”, q proporciona melhor qualidade em cenas de movimento. Além disso, as TVs de plasma são indicadas p ambientes amplos, pois são + fáceis e + baratas de ser produzidas em tamanhos maiores.

Bom, enquanto tento entender a dinâmica de cada uma, meu mocinho está pesquisando algo bem + importante: qual é a + barata!!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s