Centenário feminino

Hoje é o nosso 100º aniversário. Parabéns pelo nosso centenário, mulherada!! Hj é dia de receber abraço dos colegas, ver uma palestra sobre nossas conquistas e de ganhar rosas da diretoria… rsrs

Mas o verdadeiro dia das mulheres tem um significado + abrangente do q felicitações e rosas. Ela tem o sentido de refletir sobre a mulher e seu lugar no mundo. Sua origem vem do dia 8 de Março de 1857, no qual operárias têxteis de Nova York entraram em greve ocupando sua fábrica p reivindicarem a redução de um horário de + de 16 hs por dia p 10 hs. Estas operárias, q recebiam menos de 1/3 do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1908, + de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo q as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan “Pão e Rosas”, em q o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como “Dia Internacional da Mulher”.

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências p discutir o papel da mulher na sociedade atual, e tentar diminuir (quem sabe terminar) com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito já foi conquistado, mas muito ainda há p ser mudado nesta história.

Finalizo esse post com uma frase de John Lennon: “A mulher é o negro do mundo. A mulher é a escrava dos escravos. Se ela tenta ser livre, tu dizes que ela não te ama. Se ela pensa, tu dizes que ela quer ser homem.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s