Beleza montada

Que o Photoshop é o melhor software p edição de imagens, é indiscutível. Eu, como toda designer que se preza, uso o Photoshop p dar um visual + limpo e bonito p as imagens q recebo.

Porém a mídia vem usando o Photoshop p criar Deuses e Deusas com pele impecável, nenhuma marca no corpo, nos cabelos e nos dentes. Esse afastamento da realidade e cria uma cultura da perfeição, uma mudança no referencial de beleza e uma exigência de gosto apurado, porém baseado em imagens construídas, não reais. Pessoas normais tem cicatrizes, pneuzinhos, estrias, celulites, manchas de nascença, hematomas, pés de galinha ou tártaro nos dentes… Já a “beleza montada” tem a pele aveludada, sorriso perfeito, silhueta desenhada e ar de “obra prima”. Isso gera nas pessoas uma autoinsatisfação, baixa autoestima e “idealização” do corpo humano.

Sempre achei q o Photoshop deve ser usado com moderação, dando um ar + realista p as imagens. E gostei quando li a notícia de q está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei q obriga imagens tratadas com Photoshop a virem com a advertência “Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada”.

Esse projeto será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O Projeto de Lei dirige-se inicialmente apenas a imagens publicitárias, o q eliminaria, por exemplo, os “banhos de Photoshop” que revistas masculinas promovem nas fotos de suas modelos nuas. O projeto prevê multa de R$ 50 mil para quem desobedecer a lei. O objetivo é acabar com a “idealização” do corpo humano. Projetos assim tb já estão em discussão na França e na Inglaterra. Ambos propõem q os anúncios sejam + realistas e as imagens sofram menos intervenções do Photoshop.

Ainda sobre esse tema, haverá em São Paulo a Photoshop Conference 2010, q será realizada de 11 a 13/4, no Centro de Convençoes Rebouças. Considerado o maior congresso sobre Adobe Photoshop da América Latina, será palco do lançamento oficial da versao CS5 do software de ediçao de imagens. O tema do evento será “Mito ou Verdade”. Tomara q se chegue a um consenso sobre a criação de “pessoas perfeitas” pelo photoshop.

Finalizando, o site da BlueBus monstra a capa da edição de maio da Marie Claire americana trazendo uma foto supostamente feita sem maquiagem da cantora Jessica Simpson, sem direito a retoques. – “Eu nao tenho mais nada para provar. O que as outras pessoas pensam de mim nao é problema meu”, diz a cantora. Além disso, beldades como Monica Belucci, também já posaram in natura p a Revista Elle. No Brasil, a exposição “Mulheres de Verdade” traz várias atrizes e modelos sem serem “photoshopadas”.

E, cá p nós, elas continuam maravilhosas né? Viva a beleza natural!!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s