Parabéns – parte II

E hj tb é o Dia Nacional do Museu!!

Me lembro quando conheci o Museu do Ipiranga, foi muito legal, tem uns cristais redondos com a água do Rio Ipiranga, além das vestimentas e mobiliários da época… Outro museu fantástico q visitei foi o de História Natural em Chicago, lembro q amei quando vi as tumbas egípcias, enquanto eu descia por caminhos de uma pirâmide feita p ambientar o assunto… Enfim, é muito bacana mesmo!!

Aqui no Brasil podemos encontrar alguns museus interessantes:

  1. Começando pelo q visitei, o Museu do Ipiranga (SP): Seu nome oficial é Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Foi inaugurado em 15/11/1890 e foi construído com base no estilo arquitetônico eclético, inspirado nos palácios renascentistas. O Museu tem 123 metros de cumprimento por 16 de largura e possui 1500 m² de jardins, construídos em 1922. Tem 125 mil objetos em exposição, q vão de móveis e roupas à documentos dos anos de 1600 ao século XX. O acervo de fotos registra momentos cotidianos como casamentos, batizados, formaturas e festas.
  2. Museu Giramundo (BH/MG):  O Giramundo é um dos maiores grupos de teatro de bonecos do mundo. Foi criado em 1970 pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Maria do Carmo Vivacqua Martins. Desde então giram o mundo inteiro apresentando peças teatrais de qualidade reconhecida. O museu apresenta, além dos bonecos, estudos relativos à arte do mundo inteiro (como cenografia e figurino e um grande arquivo de documentos e livros). É a maior coleção de marionetes da América. São mais de 850 peças que guardam a memória e história desse importante grupo para o teatro de bonecos nacional.
  3. Museu dos Brinquedos (BH/MG):  Imagine a 1ª máquina de costura feita especialmente p as crianças? E um cavalinho de lata, retirado de um antigo carrossel de um parque de diversões da Inglaterra? E ainda poder ouvir o som de um gramofone de 1890 e melodias de caixinhas de músicas antigas… Pois é, o acervo do Museu dos Brinquedos guarda muitas curiosidades p os visitantes. Com aproximadamente 5.000 peças, de procedência nacional e internacional, o acervo é composto de bonecas, carrinhos, móveis, fogões, máquinas de costura, trenzinhos, autoramas, velocípedes, pelúcias, fantoches, robôs, jogos, brinquedos musicais etc. Uma coleção valiosa de cerca de 600 bonecas compõe o acervo do Museu dos Brinquedos. A + antiga do acervo tem quase cem anos e foi produzida na Alemanha, no início do século XX.  Há tb brinquedos + atuais, como a coleção de brinquedos dos anos 80, q conta a história da primeira geração q teve contato com o mundo eletrônico.
  4. Museu Histórico Nacional (RJ): O Museu Histórico Nacional oferece ao público Arquivo Histórico, com 50.000 documentos iconográficos e manuscritos sobre a história do Brasil, e Biblioteca com 57.000 obras versando sobre história, história da arte, museologia, heraldica, genealogia e moda. Oferece, ainda, o Centro de Referência Luso-Brasileiro, ligado ao Arquivo Histórico e criado em 1998, no âmbito das comemorações dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil. Inclusive, se vcs forem visitá-lo até o dia 6 de junho, vcs vão ter o prazer de ver  a exposição internacional “Einstein”, fruto da parceria entre o Instituto Sangari e o American Museum of Natural History (NY), q apresenta a vida e as descobertas de um dos maiores gênios do século XX, através de documentos raros, instalações interativas e obras de arte.  A idéia é provocar no observador o interesse por descobrir mais sobre assuntos sobre questões presentes no nosso cotidiano e que foram desvendadas por Einstein, dando origem a inovações como o laser, o GPS e a fibra ótica.
  5. Museu da Inconfidência (OP/MG):  Em meados da década de 30, o presidente Getúlio Vargas determinou q os restos mortais dos Inconfidentes degredados p a África fossem trazidos de volta ao Brasil. Cumprida a missão, o local p depósito daquelas relíquias só podia ser Ouro Preto. Em 1938, ao ser esvaziado o prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, q ultimamente funcionava como penitenciária estadual, destinou-se um dos seus salões para abrigar o Panteão dos Inconfidentes.  Após as reformas p adaptação do edifício à nova função, em 1944 o primeiro museu da grande porte instalado fora do litoral do país abria as suas portas. Formado por + de 4 mil peças, o acervo do Museu da Inconfidência possui exemplares de praticamente todas as esferas da vida sócio-cultural mineira dos séculos XVIII e XIX.

Enfim, como diz o History Channel: “Saiba onde vc está”. E nada melhor do q conhecer o passado p saber isso né?

Ah, e p quem quiser conhecer outros museus pelo mundo, esse site mostra uns bem interessantes: http://msn.onne.com.br/cultura/materia/13269/dia-do-museu

Anúncios

Uma resposta em “Parabéns – parte II

  1. Muito bom seu comentário sobre os museus….uma dica legal é visitar o museu Inima de Paula, que fica na rua da Bahia esquina da Alvares Cabral. Vc encontra to um acervo deste magnífico pintor mineiro, um passeio barato é muito interesante…OBS tem uma tela que ele pintou da minha Mãe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s